Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

resistência

todo material condutor gera um determinado obstáculo para a passagem da corrente elétrica esse obstáculo é denominado resistência. Como certos circuitos precisam de uma resistência pré-determinada foram criados os componentes mas comuns dentro da eletrônica : Os resistores .
 os resistores geralmente possuem um formato cilíndrico e faixas coloridas que definem o seu valor em Ohms.
As resistências transformam a energia elétrica em térmica através do efeito Joule..essa transformação de energia é feita pelo esforço da corrente em atravessar a resistência.
Para identificar o valor da resistência existe um código universal de cores que utiliza quatro faixas coloridas para indicar um valor.

associação de resistores 
Uma forma de se obter uma resistência de um determinado valor, é se associando resistências, de duas formas: em série e em paralelo.

Associação em Série

Na associação em série, o resultado total (RT) será igual a soma de todas as resistências empregadas:

RT=R1+R2...













Associação em Paralelo

Quando associamos resistências em paralelo, o resultado não será a soma total, mas sim a soma através da seguinte fórmula:

1/RT=1/R1+1/R2...








conceitos básicos.

A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistênca, estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm.
não podemos ver a corrente em a tensão elétrica mas podemos ver seu efeitos em  certos materiais condutores   , por exemplo, uma lâmpada ligada a rede elétrica de uma residência . Entre os terminais do filamento da lâmpada existe uma diferença de potencial causada pela energia, logo, circulará uma corrente elétrica pela lâmpada e portanto ela irá aquecer o filamento tornando-o incandescente .
A relação existente entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm: Para que circule uma corrente de 1A em uma resistência de 1 Ohm, há de se aplicar uma tensão em suas extremidades de 1V (V=R.I).
O conhecimento desta lei e o saber como aplicá-la são os primeiros passos para entrar no mundo da eletricidade e da eletrônica.
Antes de se começar a realizar cálculos, há que se conhecer as unidades de medida. A tensão é medida em Volts (V), a corrente é medida em Amperes (A) e a resistência em Ohms (ohm)

domingo, 26 de dezembro de 2010

conhecendo a eletrônica

Dentro da uma área muito abrangente como é a eletrônica vemos sempre muitos componentes , que a primeira vista podem parecer muito complicados , porém quando se estuda eletrônica mesmo que de formar básica descobri-se que na verdade os componentes não são aquele bicho de sete cabeças que se imaginava.
mas tarde irei postar artigos sobre cada componente de forma bem clara e mostrando exemplos práticos de utilização . colocarei também esquemas e circuitos para montagem e estarei disposto a dar dicas para todos que a quiserem .